Florianópolis
Joinville
47 3512-0175 | 3422-3020

Mercados de trabalho de Enfermagem e Estética

são os que mais empregam técnicos em todo país

Desde 2017, os cursos técnicos em Enfermagem e em Estética estão em alta no mercado. O curso de Enfermagem é o primeiro lugar, com oferta de mais de 400 mil vagas de trabalho nos últimos 12 meses, segundo o IBGE. Já o curso técnico em Estética vem em segundo lugar, de acordo com o site Guia da Carreira, que reúne as vagas oferecidas aos principais cursos no país.

De acordo com os principais recrutadores de profissionais de todo Brasil, a expectativa é que a cadeia de serviços de saúde cresça acima de 25% em 2019. Isso significa que diversas vagas serão abertas em clínicas e hospitais, sendo que entre 35% a 40% delas se destinam aos técnicos de Enfermagem.

Na área de Estética, mesmo em tempos de crise econômica, a maioria dos técnicos acabou se integrando ao mercado de trabalho, já que a demanda por profissionais qualificados parece não ter sido afetada.

O que os alunos aprendem

Os estudantes do curso técnico em Enfermagem aprendem a realizar vários serviços de atendimento, como fazer curativos, administrar corretamente os medicamentos, vacinas, nebulizações e banho de leito, entre outros. Além das aulas teóricas e práticas em sala de aula, os alunos precisam fazer estágios para receberem sua certificação.

No curso técnico em Estética os estudantes aprendem a avaliar as condições da pele, a fazer procedimentos faciais e corporais e a utilizar tecnologias diversas. O mercado catarinense de Estética, por exemplo, é um dos que mais cresce, especialmente porque as clínicas de estética no Estado vêm modernizando seu atendimento ao cliente com a introdução de novas tecnologias.

Média salarial é atraente

O salário médio de um técnico em Enfermagem no Brasil gira em torno de R$ 3.000,00. As médias salariais mais altas e mais baixas do país variam bastante. No entanto,  Santa Catarina é o Estado que melhor remunera os técnicos em Enfermagem, com salários entre R$ 2.500,00 e R$ 5.000,00. Além disso, os profissionais que têm cursos pós-técnicos e/ou alguma especialização, chegam a ganhar mais de R$ 6 mil (Guia da Carreira).

Mas não é somente a área de Enfermagem que remunera bem em Santa Catarina. Um profissional técnico em Estética recém-formado, segundo o Guia da Carreira, inicia no mercado de trabalho recebendo R$ 1.200,00. Após um ano de experiência, esse valor sobe para R$ 3.500,00. Hoje, a área de Estética é vista como bastante promissora, e deverá abrir muitas vagas de emprego nos próximos três anos.

Adicionar um Comentário